Escola adota cães para ensinar respeito e cidadania Por um modelo de ensino que preze o aluno como principal foco da educação

Necessitamos de um novo modelo de ensino, um modelo que preze o aluno como principal foco da educação, um modelo que seja medido pela transformação proposta e não por horas expressas em sala de aula.

Existem muitas iniciativas para um ensino melhor, uma delas é o Design Thinking para Educadores, um instituição que demonstra como esses profissionais podem fazer a diferença na sala de aula utilizando a abordagem nos processos educativos, quem quiser saber mais entre no site www.dtparaeducadores.org.br, tenho certeza que não irá se arrepender.

Além de tudo , temos de tirar o chapéu para todos os educadores que se esforçam diariamente, muitas vezes, sem recursos, pessoas que utilizam o amor como maior força motivadora para continuar, demonstrando que são maiores do que todos os empecilhos encontrados, ensinando com coração e criatividade.

Gostaria de citar uma iniciativa da Prefeitura da cidade de Recife, que propôs aos alunos da Escola Municipal de Tempo Integral (EMTI) Antonio Heráclio do Rego uma aula de cidadania e coletividade através da adoção de dois cães de rua.

Para que os alunos aprendessem sobre cuidados com os animais, a professora Juliana Ramos adotou os cachorrinhos Júlio e Júlia, que hoje vivem na escola como cães comunitários. Sob o cuidado dos funcionários da escola e de seus alunos, os animais ajudaram os estudantes no projeto pedagógico “Cãolega”.

Direito de ter, dever e cuidar foi o tema principal das atividades realizadas por aproximadamente 350 alunos, como pesquisas sobre preservação do meio ambiente, animais em extinção e adoção, além do cão comunitário. Vale dar uma olhada na matéria inteira aqui.

 

1

2

3

4

6

7

8

9
São ações como essa, em que o pensamento vai além da caixa, além do tradicional, que fazem o nosso dia mais feliz. Fica aqui o meu Parabéns para todos os educadores que se esforçam e com o maior prazer ensinam com o coração e criam novas experiências para seus amados aprendizes.

Todos os meses enviaremos um e-mail com os aprendizados de forma resumida, ou seja, será um compilado das melhores explicações sobre Design Thinking, para recebe-los basta cadastrar seu e-mail no box de newsletter aqui mesmo nessa pagina.

Tenho certeza que muitos educadores também lerão essa matéria, não deixe de compartilhar e comentar! Sua opinião, elogio, sugestão ou crítica são o combustível para buscar motivação para continuar, portanto, não deixe de comentar.

Grande abraço e até o próximo post.

 

Insight: Hypeness

Leave Your Reply