Maximize seu Marketing com Design Thinking 5 lições da IBM Design Studio

Que o Design Thinking não é novidade, todos sabemos, porém, quando enxergamos a sua utilização em larga escala e em grandes multinacionais ficamos mais do que felizes. Hoje vamos conhecer 5 dicas do diretor de design da IBM de como maximizar sua estratégia de marketing com Design Thinking.

 

As estratégias de marketing de uma empresa, quando planejadas e aplicadas corretamente são nada mais, nada menos do que o mapa da mina de ouro com todo caminho para obter crescimento e conquistar clientes.

 

A IBM, grande empresa da área de tecnologia da informação, é uma instituição voltada para o verdadeiro design, para termos uma pequena ideia, podemos citar os diversos espaços distribuídos no mundo (parecidos com o Google Campus) que são voltados para a inovação e criatividade, ajudando pessoas a desenvolver suas ideias, estes espaços são conhecidos como IBM Design Studio.

 

A IBM possui seu foco no desenvolvimento de programas de envolvimento e experiências da marca centradas no consumidor. Recentemente, John Ellet, contribuidor para a revista Forbes, visitou a IBM Design Studio no Texas para um passeio e uma discussão com Melody Dunn, diretor de design da IBM. Melody Dunn declarou que auxilia milhares de empresários nas aulas do IMB Design Studio a enxergar o valor do design thinking no marketing de uma instituição.

 

Abaixo seguem as cinco dicas dadas por Dunn que podem ajudá-lo a utilizar o marketing com design thinking nas estratégias de sua empresa:

 

1 – Comece a partir do ponto de vista do cliente!

 

Observamos que esta necessidade é muito comum em todos os departamentos de marketing que trabalhamos no IMB Design Studio. É preciso concentrar-se na experiência do cliente, muitas vezes, existe a tendência de querermos oferecer nossos produtos e serviços goela abaixo sem entendermos o que pessoas realmente precisam, porém, seremos muito mais bem sucedidos se centralizarmos nossa visão no ponto de vista do cliente. Cada cliente será diferente, alguns preferem determinados produtos e serviços e outros não e você não pode tratar todos da mesma maneira, mas isso é algo que vamos melhorando a cada dia, temos um grande desafio pela frente, temos de dar o primeiro passo que é começar.

 

2 – Envolva múltiplos time no planejamento de marketing!

 

A colaboração é a chave do sucesso, sim, vamos repetir, quanto mais colaboração no desenvolvimento de ideias tiver, mais sucesso você terá. Dunn, disse que o marketing na IBM tem todo um processo, todos são colaboradores para criação de novos produtos e isso faz do marketing uma ferramenta poderosíssima para o crescimento. “Para criarmos novos produtos, a IBM sempre reúne os melhores, envolvemos o gerentes, designers de produtos, UXs, usuários reais, engenheiros e desenvolvedores”.

 

3 – Crie espaços que incentivem a colaboração de pessoas!

 

Quando você cria espaços físicos que incentivam a troca de ideias e a colaboração. Quando opiniões, experiências, ideias e qualquer tipo de diversidade são postas a mesa em prol de um propósito, um nível elevado de inovação pode ser alcançado. Dunn, faz a analogia com esportes de equipes, pois, todos os jogadores devem estar em campo ao mesmo tempo, não há nada melhor do que olhar alguém nos olhos e ler sua linguagem corporal, certificando que você tem o mesmo alinhamento, consistência e compreensão de todos. Quanto todos estão juntos, o resultado vem mais rápido.

 

4 – Aprenda e utilize os princípios das metodologias ágeis!

 

Não desenvolvemos projetos de software como antes, aprendemos os verdadeiros princípios das metodologias ágeis e tem tornado o nosso trabalho mais ágil e de mais valor, o que com outro modo de desenvolvimento não tínhamos. Quando começamos a utilizar essas metodologias foi como abrir os olhos pela primeira vez, pois, nos levou aquele molde antepassado da IBM e aprendemos a trabalhar de uma modo muito mais divertido e produtivo.

 

Metodologias ágeis pregam mais independência, comprometimento e produtividade para a equipe, melhorias na comunicação, melhor atendimento ao cliente, melhor respostas a mudanças e muito mais. Vale uma pesquisa a respeito.

 

5 – Assuma riscos e aprenda com eles!

 

Sim, o pensamento do design permite que você assuma riscos e aprenda com eles. Um dos pilares do Design Thinking é a Experimentação, que permite que você teste e prototipe suas ideias, para isso, você tem total liberdade para errar, porém, o próximo passo é ajustar e evoluir. Dunn conta uma de suas experiências “nós fizemos centenas de maquetes  antes de chegarmos a algo que estávamos confortável. Esse foi um passo importante, as equipes estavam unidas, porém, não estavam tentando projetar algo com perfeição, pois, tudo é relativo. É assim que você deve fazer, quanto mais cedo você falhar, mais rápido você irá corrigir, não tenha medo dos riscos, aprenda com os erros. Aprender a partir de falhas é um dos aspectos que tornam a IBM um sucesso em seu mercado.”

 

E agora?

 

A ótica do design thinking pode lhe dar todos os insumos para o sucesso em seu empreendimento, desde o mais simples, quanto o mais complexo, portanto, não deixe de aprender a respeito dessa abordagem. Pense Design Thinking e esteja atento ao mundo ao seu redor e acredite que você tem um papel a cumprir no rumo da história. Compartilhe inspiração!

 

Aproveitando o caminhar do processo, todos os meses enviaremos um e-mail com os aprendizados de forma resumida, ou seja, será um compilado das melhores explicações sobre Design Thinking, para recebe-los basta cadastrar seu e-mail no box de newsletter aqui mesmo nessa pagina.

 

Ah, outra coisa, seu comentário será muito importante, portanto, opiniões, elogios, sugestões ou críticas serão o combustível para buscar a motivação e a qualidade necessária para continuar, não deixe de comentar.

 

Grande abraço e até o próximo post.

 

Insight: Forbes

6 Comments

  1. Quero saber mais

  2. Eu penso design thinking! Gostei da materia! Sou social design! Muito prazer!

    • Olá Marcela, o prazer é todo nosso de receber pessoas com esse mindset aqui em nosso blog.
      Grande abraço!

  3. Muito boa a máteria. Realmente quando empregamos a metodologia do Design Thinking as coisas funcionam!

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