Comece a jornada com o Mapa de Stakeholders Tenha uma visão macro de todos os envolvidos na cadeia do processo!

Para termos uma visão abrangente e formularmos estratégias de sucesso para nosso produto ou serviço, precisamos identificar quem são os nossos Stakeholders, para essa identificação, utilizamos o Mapa de Stakeholders, uma ferramenta simples, mas que não podemos subestimar, pois, é a partir daí que tudo começa a jornada!

Como montar o Mapa de Stakeholders:

O Mapa de Stakeholders nos permite ter uma visão macro de todos os envolvidos, desse modo, podemos usá-la da seguinte maneira:

1 – Liste todos stakeholders (use e abuse dos post-its) na lateral;
2 – Depois, priorize os stakeholders, quais são mais importantes e interessantes no processo de seu produto/serviço? Quais deles são diretos e indiretos com base em seu público-alvo / produto / serviço?
3 – Posteriormente, você precisa visualizar, coloque-os em uma ordem de proximidade e participação com o centro do mapa, de forma de que os mais envolvidos fiquem mais próximos do centro;

Muito bem, com isso, você poderá identificar de maneira visual quais são os stakeholders mais importantes e qual o nível de influência de cada um deles no processo, desse modo, você poderá criar estratégias significativas.

Leave Your Reply